lançamentos de filmes nos cinemas estrangeiros


postado em 20/09/2015

Macbeth: Shakespeare cada dia mais atual

Em 01/10/2015, estreia nos cinemas de alguns países o aguardado Macbeth. Entre outubro e dezembro deste ano, será a vez de vários outros países. Por aqui, no Brasil, a expectativa é total para o lançamento do filme nos cinemas, previsto para o dia 19/11/2015. A responsável pela distribuição nacional é a Diamond Films e a classificação indicativa deve corresponder a 16 ou 18 anos.

Por enquanto, resta nos contentar em lembrar um pouco da estória, conhecer alguns detalhes sobre a produção e assistir ao trailer da obra (link do Youtube ao final deste post), disponível com legenda em português.

Trata-se da versão mais recente da peça do renomado dramaturgo inglês William Shakespeare, escrita em 1605/6 e adaptada para as telas de cinema e televisão outras dezenas de vezes. Dentre as mais notórias estão o expressionismo de Orson Welles em Macbeth: reinado de sangue (1948), a interpretação livre do mestre Akira Kurosawa em Trono manchado de sangue (1957) e a vertente mais sanguinolenta de Roman Polanski em Macbeth (1971).


A co-produção atual teve participação do Reino Unido, EUA e França, com filmagens e finalização entre 2014 e 2015, tendo sido dirigida pelo australiano Justin Kurzel, pouco conhecido no Brasil, o que não parece ser motivo para indiferença à obra.

Visualmente suntuoso e sombrio e com 113min de duração, o drama tem sua trama ambientada na Idade Média, mais precisamente no século XI, quando Macbeth, um duque e guerreiro escocês, recebe uma profecia de três bruxas de que um dia ele se tornará o rei da Escócia. Alimentado pela ambição e incentivado pela sua esposa, Macbeth mata o rei e toma o trono para si. Embora satisfeitos com o resultado, são tomados de remorso pelo caminho que escolheram para alcançar o trono. E as paisagens escocesas são uma personagem importante para descrever essa clássica e atemporal tragédia, recheada de traições, intrigas, batalhas, disputas, morte, desejo, horror, sentimento de culpa. Uma jornada pelas profundezas da emoção humana. O endereço muda, as personagens e as circunstâncias também, mas o coração humano enfrenta tais conflitos o tempo todo. A diferença está nas escolhas de cada um. E a escolha da violência alimenta nova violência e todas as consequências danosas que se pode imaginar. O palco está montado!

O filme tem interpretações absolutamente impressionantes do ator Michael Fassbender e da atriz Marion Cotillard, respectivamente como Macbeth e a esposa Lady Macbeth. O alemão-irlandês vem participando de seguidos filmes de sucesso, dentre os quais 12 anos de escravidãoX-Men: dias de um futuro esquecidoPrometheusBastardos inglórios e Shame. Por sua vez, a francesa é muito conhecida por seus trabalhos em Dois dias, uma noiteEra uma vez em Nova YorkPiaf: um hino ao amor e Ferrugem e osso.

Conforme já afirmei antes, aqui se encontra o link do trailer em HD do filme, disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y4BNxOWi9Vs .


O link do Ministério da Justiça para confirmar se o filme já está classificado etariamente é o seguinte:


Para encontrar os demais posts de lançamentos nos cinemas estrangeiros ou nacionais, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, em Arquivo do blog, ou utilizar o buscador na parte superior esquerda desta página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário