festivais e prêmios de cinema


Festival do Rio 2015: o cinema em grande estilo

postado em 27/09/2015


Um lugar para os filmes do Studio Ghibli



Os fãs da animação do Studio Ghibli já podem comemorar: está prevista para acontecer, dentro do Festival do Rio 2015, uma mostra especial com 9 filmes da produtora japonesa, em homenagem aos 30 anos do estúdio.

O festival de cinema deve ser realizado de 1º a 14 de outubro e exibirá 281 filmes de mais de 60 países, inclusive do Brasil. Dentre essas produções, estão antigas e novas animações do lendário estúdio, três delas dirigidas pelo consagrado Hayao Miyazaki e duas pelo respeitado Isao TakahataTúmulo dos vagalumes (Hotaru no haka/Grave of the fireflies, 1988), As memórias de Marnie/Quando estou com Marnie (Omoide no Mânî/When Marnie was there, 2014), Contos de Terramar (Gedo senki/Tales from Earthsea, 2006), Meus vizinhos, os Yamadas (Hôhokekyo tonari no Yamada-kun/My neighbors the Yamadas, 1999), Meu amigo Totoro (Tonari no Totoro/My neighbor Totoro, 1988), O castelo de Cagliostro (Rupan sansei: Kariosutoro no shiroo/The castle of Cagliostro, 1979), Porco Rosso: o último herói romântico (Kurenai no buta/Porco Rosso, 1992), O reino dos gatos (Neko no ongaeshi/The cat returns, 2002) e Os pequeninos/O mundo dos pequeninos (Kari-gurashi no Arietti/The secret world of Arrietty, 2010).

Túmulo dos vagalumes 



As memórias de Marnie 



Contos de Terramar


 Meus vizinhos, os Yamadas



 Meu amigo Totoro



O castelo de Gagliostro


 Porco Rosso



 O reino dos gatos



O mundo dos pequeninos


No Brasil, os filmes da Ghibli têm sido lançados em blu-ray e DVD pela distribuidora Versátil, em parceria exclusiva com a Livraria Cultura. Até agora, estão disponíveis Meu amigo TotoroPrincesa Mononoke (Mononoke-hime/Princess Mononoke, 1997) e Nausicaä do vale do vento (Kaze no tani no Naushika/Nausicaä of the valley of the wind, 1984), como integrantes da coleção Studio Ghibli, volume 1 (3 discos), e O castelo no céu (Tenkû no shiro Rapyuta/Castle in the sky, 1986), O serviço de entregas da Kiki (Majo no takkyûbin/Kiki’s delivery service, 1989) e Porco Rosso, como integrantes da coleção Studio Ghibli, volume 2 (3 discos).

     


Além disso, é grande a expectativa pelo lançamento de outras 3 animações do estúdio, que deve ocorrer no próximo mês de novembro, tanto em blu-ray como em DVD, apenas na forma de coleção Studio Ghibli, volume 3, em continuidade à parceria entre a Versátil e Livraria Cultura.

Há previsão, também, de que a animação As memórias de Marnie estreie nos cinemas brasileiros em 19/11/2015 pela California Filmes.

Sabe-se, ainda, que outras distribuidoras nacionais já lançaram obras do estúdio. Uma delas, a Europa Filmes, disponibilizou O reino dos gatos em blu-ray e DVD, exclusivos pela Livraria Cultura, e A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro nokamikabushi/Spirited away, 2001) apenas em DVD.

  

















Por sua vez, a California Filmes possibilitou que os brasileiros vejam tanto Vidas ao vento (Kaze tachinu/Wind rises, 2013) quanto O mundo dos pequeninos em blu-ray (o 2º está esgotado) e DVD (o 2º está disponível apenas no MercadoLivre). E O conto da princesa Kaguya (Kaguyahime no monogatari/The tale of the princess Kaguya, 2013) está em pré-venda para 30/09/2015 ou 14/10/2015, em blu-ray e DVD.








A PlayArte foi responsável pela distribuição de Ponyo: uma amizade que veio do mar (Gake no ue no Ponyo/Ponyo, 2008) em blu-ray e DVD e O castelo animado (Hauru no ugoku shiro/Howl’s moving castle, 2004) apenas em DVD, também lançados em combo com DVD duplo. As duas animações estão disponíveis apenas no MercadoLivre.




Por fim, a Focus lançou apenas em DVD o filme O castelo de Cagliostro, que se encontra esgotado.






Para maiores detalhes sobre o Festival, basta acessar o site do evento (www.festivaldorio.com.br), onde você encontra todos os títulos a serem exibidos, os horários, os cinemas, as sinopses, os trailers e outras informações úteis.




Para encontrar os demais posts relativos a festivais, basta clicar sobre o marcador correspondente, logo abaixo desta dica, em Arquivo do blog, ou no buscador disponível na parte superior esquerda desta página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário