primeiras palavras

postado em 12/09/2015


Este é o meu primeiro post neste blog que acabei de criar. Vinha amadurecendo há algum tempo a ideia de ter o meu próprio blog e aqui estou.

Aprendi a amar o cinema, que vai além da diversão, desde adolescente, quando passei a acompanhar os lançamentos de filmes de arte, mostras e críticas no jornal local. Cresci indo semanalmente aos cinemas da capital. Mas o que mais me fascinava era o cineclube, pois funcionava como um oásis no deserto. Mesmo com tanta dificuldade de atrair o público, devido à escolha de títulos pouco populares, resistia bravamente e trazia filmes de todos os continentes. Aprendi a amar as nações, suas características, suas diferenças, suas peculiaridades, suas novidades, seu jeito de ser, seu modo de pensar e enxergar as coisas.

Paralelamente, tive a oportunidade de adquirir meu primeiro vídeo-cassete, uma modernidade para a época. O tempo passa, mas os bons filmes deixam marcas em nós, inclusive sonoras. Quantas trilhas inesquecíveis eu conheci! Quantos compositores à altura dos grandes mestres da música erudita! E quantos diretores que mais parecem escultores ou pintores!

De qualquer forma, os cinemas foram se retirando do centro da cidade e outros foram surgindo nos shopping centers da vida. Os lanterninhas, o carrinho de pipoca, a cortina vermelha ou preta e as filas para Os Trapalhões deixam saudade, um ar nostálgico das pequenas coisas que fazem diferença. O Cinema Paradiso não pode ficar só na memória!

O dvd chegou revolucionando a maneira de ver um filme, com melhora significativa na imagem e no som, opções de extras, pausas mais precisas, avanços na duração do filme por capítulos e tantas outras facilidades. Então, alguns anos depois, veio o blu-ray, revolução ainda maior, com imagens e sons que chegam à perfeição, inclusive com opção em 3D. E já estamos em vias de receber os primeiros títulos em 4K e até 8K, que dão a sensação ainda maior de realidade e detalhes.

Nesse sentido, meu singelo objetivo com este blog é poder compartilhar informações, impressões, desejos e sentimentos sobre cinema, blu-ray, dvd e trilhas sonoras de filmes. Pretendo, para isso, falar sobre os lançamentos e pré-lançamentos, lojas online de home video, informações sobre tributação e frete, dicas sobre promoções, indicação de filmes (com links para trailers), informações úteis sobre as distribuidoras, comparação de edições de países diferentes, notícias relevantes sobre o mercado de cinema e vídeo, informações sobre festivais importantes, campanhas para lançamentos de filmes em dvd ou blu-ray e o que mais valer a pena a respeito dos temas em referência.

Espero que tenhamos ótimos momentos juntos! O cinema está bem vivo e se renova a todo instante, com novas tecnologias e plataformas de exibição. Mas o prazer que um bom filme proporciona não tem preço! Bom apetite.

2 comentários: